segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entrevista : Rodrigo K-b-ça – Trampo: Redator e fotógrafo do site da Qix e  organizador dos eventos da empresa

Em 15 anos de skate, você deve ter observado e acompanhado a evolução do skate feminino. Se você teve a oportunidade, como foi essa evolução?
O skate feminino tem evoluído muito nesses últimos anos. As garotas hoje em dia têm mais campeonatos e em qualquer circuito importante elas estão incluídas. Custou… Me lembro (mais específicamente no RS) que eram pouquissímas garotas, mas todas com força de vontade. Uma amiga, a Sabine, apareceu em um Chiclé antigo dropando um half, porém, enquanto as garotas criavam mais força em SP e no RJ, o meu estado ia ficando para trás. Um grande passo foi o primeiro champ organizado pelas meninas na extinta ZN e todas as atividades que rolaram naquele ano. O skate feminino deve muito a garotas como Giuliana Ricomini, Lisa Araújo, entre outras…Cada vez mais meninas andando , manobras embaçadas, muito switchstance, o nível está alto. O que você acha que ajudou a aumentar o nível e número de garotas praticantes?
Acho que, principalmente, o fato das meninas serem mais competitivas que os homens, buscarem seus ideais com mais firmeza … Falo isso no bom sentido, é claro, já que no skate não rola essa de ser melhor que os outros… As garotas, principalmente na região sudeste meteram as caras e foram para as pistas, fazendo sessions com amigos, amigas e namorados. Os eventos que rolavam incetivaram novas praticantes, que hojem fazem parte de uma geração bem atuante. Um bom exemplo foi o champ que rolou na On Board, onde as garotas se dividiram por categorias. Elas botaram a mão na massa e se organizaram. Organização também puxa a evolução técnica…

Muitas garotas estão se destacando e estão mostrando que não vieram ao mundo para brincar de boneca. Quem são suas garotas-destaque preferidas?O Brasil é imenso e muitos talentos ainda estão escondidos, mas não posso deixar de citar nomes como Patiane de Cássia, Karen Feitosa, Larissa Carolo, Karen Jones e Marta Linaldi… Não tenho visto muitos champs ou sessions com meninas, mas curto muito vê-las andando e, sempre que posso dou um toque de como fazer essa ou aquela manobra… Mas essas gurias que citei estão botando muito marmanjo no chinelo, principalmente aqueles só querem saber de “estilinhos”.

O que você acha que ajudará o skate feminino evoluir mais em todos os aspectos, conquistando melhor o espaço que merece ?
Em primeiro lugar a força de vontade… Hoje em dia isso não acontece tanto, mas há algum tempo, as meninas esqueciam de andar para ficar reclamando do preconceito… Mande os preconceitos para bem longe e vá andar! Skate é um esporte como qualquer outro e depende muito mais dos praticantes fazer com que ele evolua. As meninas dessa nova geração estão no caminho, só depende delas continuarem fazendo as coisas certas…

Qual a sua opinião sobre a divisão de categorias para o skate feminino?Acho ótimo e acredito que esse seja o caminho, principalmete em eventos organizados somente para meninas… Os grandes circuitos ainda não comportam esse tipo de divisão para as meninas, mas se as garotas não ficarem de braços cruzados e trabalharem, isso irá virar uma tendência e deverá se repetir com muito mais freqüência, inclusive nos circuitos…

Aqui está seu espaço para dar o seu ponto de vista geral sobre nós, garotas e o nosso skate!As meninas estão no caminho certo. O skate, por sí só, já é um esporte discriminado, então não adianta ficar parado, reclamando do preconceito… Tem que trabalhar para melhorar a imagem do skatista em geral, beneficiando, assim, skaters e skategirls. A evolução das gurias está sendo bem rápida e espero que isso não fique reduzido somente à SP e RJ. Quem diria que há algum tempo as meninas teriam mais de um patrocínio. Isso hoje é realidade, claro que para uma minoria, mas quem quer, chega lá, basta acreditar…

Uma mensagem as garotas que tem o skate na veia.
O skate hoje está na tv, muitos atletas tem patrocínio e vivem do esporte, mas não podemos deixar de esquecer da galera que sempre andou, mesmo quando essa realidade de hoje em dia era só um sonho… Ande de skate porque gosta, procurando a verdadeira essência dessa tábua com quatro rodas, que é a diversão!! Skate 4 ever é uma frase que tenho tatuada na pele e pode ter certeza: não estou mentindo. Ande de skate por diversão e por amor ao que faz… É muito mais gratificante que ganhar um champ ou qualquer coisa desse tipo…
Força para as meninas que andam de skate.

6 comentários:

  1. Eu ando de skate já vai fazer 1 ano
    apesar de minha familia não me apoiar muito!
    tenho muitos amigos que estão sempre me apoiando .
    cada role é uma evolução , e quando agente sente que evoluiu , é meter a cara !
    muitas pessoas realmente achão estranho uma menina encima de um skate , Mas pra mim a felicidae esta no skate !
    espero ser uma boa skatista humilde ,correr varios camps …
    jamais pensarei em dexistir .
    meu lema é :
    -tentar e errar mas nunca desistir de tentar !

    dani

    ResponderExcluir
  2. quero aprender a andar na pista se tiver aulas comunike comigo no meu orkut gabi_ela2008@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. oii, quero andar de skate vou tentar
    quero aprender, acho que é dificil no começo, mas depois não vou ter mas tantas dificuldades, sk8 é simplesmente um máximo
    não vou desistir de tentar.

    ResponderExcluir
  4. Nãuu desista 'Giu'! Vaii em frente, eu ja andeii de skate e ja caii mto rsr' maiis num da nada naun , hoje eu seii andar direiitiinho, sou mais no street.foi por iso q eu posteii essa entreviista q eu com o meu colega kabeça, o kara manda súper beim no skate !! Mais Giu, vooce sera a responsavel pela nova geração de skatiista ! Nuunka desistaa! Bjoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Esse post ta bonbamdoooooo!Parabêns!! :D

    ResponderExcluir
  6. This worries me as there are people who order to p90x will
    purchase these items primarily due to emotional is supplied with the plan.
    This exercise really works everything from the legs participate in vigorous physical activity on
    a regular basis, while only 55% of 12th graders participate in
    the same level of activity. They also will order to p90x pull blood into the your submit workout meal.
    While you're first starting out, have been reported, but ingesting large quantities has been linked to diarrhea.

    My blog :: topsite.heyao.De

    ResponderExcluir